ALICE NA CASA DO ESPELHO
Tradução de Pepita de Leão.
Ilustrado por João Fahrion.
Porto Alegre: Edição da livraria do Globo, 1934.
Formato: 17 x 22 cm.153 pág.
74 ilustrações PB e 8, cor.
João Fahrion
"João Fahrion foi um pintor, ilustrador, desenhista, gravador e professor brasileiro. Entre 1920 e 1922, Fahrion estudou em Amsterdam, Berlim e Munique. Nos anos 30 e 40 foi capista e fez uma série de ilustrações para livros infantis, entre eles: Os Nenês D'Água; A Chácara da Rua Um; Heidi nos Alpes; David Coperfild e seus companheiros e Alice através do Espelho. Todos editados pela Livraria do Globo."
João Fahrion
John Tenniel
"João Fahrion recebeu uma sólida formação acadêmica, estudando em Amsterdam, Berlim e Munique, com bolsa concedida pelo governo do Rio Grande do Sul, mas entrou em contato com as vanguardas modernistas e delas recebeu influência. Nos anos 1930-1940 foi prolífico capista e ilustrador da Revista do Globo e de livros infantis publicados pela Editora Globo, criando imagens alinhadas à estética modernista que circularam por todo o Brasil e que o creditaram como um dos grandes ilustradores de sua geração."
João Fahrion
"João Fahrion se notabilizou como ilustrador numa fase que Sergio Miceli chamou de surto editorial dos anos 30, quando o mercado editorial brasileiro passou a investir em edições nacionais e não mais tanto na importação. Os gêneros preferidos por um público leitor que crescia eram as aventuras, os enredos épicos e históricos, os romances açucarados e os livros infantis, bem como as revistas de variedades, que mesclavam literatura, moda, conselhos para donas de casa, notícias sociais e políticas, do esporte e cinema, além de entretenimento rápido. Nesta onda de consumo e edição, as ilustrações eram um dos pontos fortes dessas publicações. Eram reproduzidas para impressão a partir de originais em pintura a óleo, guache, gravura, aquarela, desenho e outras técnicas, e possuíam muitas vezes altas qualidades plásticas e um estilo inovador."
João Fahrion
John Tenniel, 1865
A primeira tradução brasileira para Alice através do Espelho foi publicada por Monteiro Lobato em 1933. Um ano depois saiu em Porto Alegre essa edição traduzida por Pepita de Leão e ilustrada por João Fahrion. Levando em conta que a edição de Lobato contou com as ilustrações originais de Tenniel, essas são as primeiras ilustrações brasileiras e também as primeiras com ilustrações a cores.
A abordagem do ilustrador se insere na tradição de ilustradores de Alice que se apoiaram no lastro de Tenniel. Mas eu acho que essa Alice é menos formal do que a Alice original. Usando um vestido novo e cor de rosa mais perto das meninas de sua época ela é mais doce e leve se contrapondo à rigidez e sobriedade da Alice Vitoriana.
found HERE
John Tenniel
Adriana Peliano
Adriana Peliano
Adriana Peliano
Adriana Peliano
Colagem de Adriana Peliano
apartir das ilustrações de João Fahrion