1 September 2009

Alice na Arte por Dora Longo Bahia

ACORDA ALICE | Dora Longo Bahia

Exposição na Galeria Luisa Strina em São Paulo de 23 de outubro a 27 de janeiro de 2006 .


WAKE UP ALICE
“WakeUpLice” occupies the three floors of the gallery and presents a comparison between the characters of Alice of Lewis Carrol and Ana Lívia Pulcrabella of Finnegans Wake, of James Joyce, through means of two video-installations, objects and a surround sound set up.


“AcordaLice” ocupa os três pisos da galeria e propõe uma comparação entre as personagens Alice (de Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, de Lewis Carrol) e Ana Lívia Pulcrabella (de Finnegans Wake, de James Joyce) por meio de duas vídeo-instalações, objetos e uma instalação sonora.
No primeiro piso, a artista apresenta o vídeo ALice P., no qual uma jovem vestida de coelhinha da Playboy dorme em uma cama de pelúcia branca.

AcordaLice, 2006 | Still de video

Na sala seguinte, totalmente forrada por grama artificial, a artista projeta a obra Finnis Regis/Regis Finnis. As imagens misturam referências de contos de fadas, lendas e cinema, enquanto o som estridente do punk rock coexiste com a poesia de James Joyce.

AcordaLice, 2006 | Still de video


AcordaLice, 2006 | Still de video

No segundo piso, a artista exibe objetos que exploram a ambigüidade das figuras de linguagem. Já no terceiro andar, Dora Longo Bahia apresenta um áudio composto a partir de um trecho de Ulisses, de James Joyce, em ambiente inspirado nos filmes de David Lynch.

Vista da exposição, 2006 | III Piso

Dora Longo Bahia vive e trabalha em São Paulo. Entre suas mais recentes exposições individuais estão “Escalpo carioca e outras canções”, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), no Rio de Janeiro e no MAMAM (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães), em Recife, ambas em 2006. É autora do livro “Marcelo do Campo 1969-1975” que acaba de ser lançado no Itaú Cultural como parte da exposição “Primeira Pessoa” que pode ser vista até 28 de janeiro de 2007.


TEXTO: Release disponível no site da Galeria Luisa Strina.

About Me

My photo
“Always in search of curious objects, broken toys, bits of things and traces of stories, Adriana Peliano stitches together desires, monsters and fairy tales. Her collages and metamorphic assemblages are magical and multiple inventories, where logic is reinvented with new meanings and narratives, creating language games and dream labyrinths. Everything is transformed to tell new stories that dislocate our way of seeing, inviting the marvellous to visit our world.” “Sempre em busca de objetos curiosos, restos de brinquedos, cacos de mundos e rastros de estórias, Adriana Peliano costura desejos, monstros e contos de fadas. Suas colagens, metamofoses e assemblagens despertam inventários mágicos e múltiplos, onde a lógica do cotidiano é reinventada em novos sentidos e narrativas, criando jogos de linguagem e labirintos de sonhos. Tudo se transforma para contar novas estórias, abrindo portas para o maravilhoso.”