ACORDA ALICE | Dora Longo Bahia
Exposição na Galeria Luisa Strina em São Paulo de 23 de outubro a 27 de janeiro de 2006 .
WAKE UP ALICE
“WakeUpLice” occupies the three floors of the gallery and presents a comparison between the characters of Alice of Lewis Carrol and Ana Lívia Pulcrabella of Finnegans Wake, of James Joyce, through means of two video-installations, objects and a surround sound set up.
“AcordaLice” ocupa os três pisos da galeria e propõe uma comparação entre as personagens Alice (de Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, de Lewis Carrol) e Ana Lívia Pulcrabella (de Finnegans Wake, de James Joyce) por meio de duas vídeo-instalações, objetos e uma instalação sonora.
No primeiro piso, a artista apresenta o vídeo ALice P., no qual uma jovem vestida de coelhinha da Playboy dorme em uma cama de pelúcia branca.
AcordaLice, 2006 | Still de video
Na sala seguinte, totalmente forrada por grama artificial, a artista projeta a obra Finnis Regis/Regis Finnis. As imagens misturam referências de contos de fadas, lendas e cinema, enquanto o som estridente do punk rock coexiste com a poesia de James Joyce.
AcordaLice, 2006 | Still de video
AcordaLice, 2006 | Still de video
Vista da exposição, 2006 | III Piso
Dora Longo Bahia vive e trabalha em São Paulo. Entre suas mais recentes exposições individuais estão “Escalpo carioca e outras canções”, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), no Rio de Janeiro e no MAMAM (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães), em Recife, ambas em 2006. É autora do livro “Marcelo do Campo 1969-1975” que acaba de ser lançado no Itaú Cultural como parte da exposição “Primeira Pessoa” que pode ser vista até 28 de janeiro de 2007.
TEXTO: Release disponível no site da Galeria Luisa Strina.